.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A expansão das cracolândias e a derrota do Estado



 
Se mantivermos os mesmos conceitos em relação ao uso e consumo de "drogas" não avançaremos, ao contrário, entregaremos a sociedade à esperteza inescrupulosa do tráfico que, numa dinâmica em busca de novos "clientes", prepara drogas cada vez mais viciantes e dilaceradoras. Todos os índices demonstram que o Estado está indo na direção contrária em relação aos usuários, com politicas conservadoras e completamente ineficientes.

Espalhar usuários como foi feito em São Paulo, foi “o tiro no pé” que o Estado deu em si mesmo. Houve um aumento considerável do numero de usuários de crack, agora, em pequenos guetos, espalhados por toda cidade, levando para vários bairros a complexa rede de conflitos psicosociais que se move em função da dependência química.

 A intervenção na cracolândia, que não passou de uma prática higienista do Estado em nome de interesses privados ligados a especulação imobiliária, visto que, segundo pesquisas da Universidade Federal de São Paulo, apenas um em cada três usuários de crack, recebeu oferta de tratamento e o consumo elevou-se em 25%. Agora, novas substâncias são comercializadas pelo tráfico, como por exemplo, uma mistura de maconha com crack, denominada de “Zirrê”, sendo essa, difundida nas mais variadas camadas sociais. A estratégia do tráfico é atingir pessoas de poder aquisitivo elevado através dessa mistura, para, logo mais, levá-las a migrar definitivamente para a “pedra pura”.

Diante da estratégia do abominável tráfico, o Estado, caso mantenha-se nessa postura conservadora, ineficiente e limitada estabelecerá um vil acordo com o fracasso, expondo toda sociedade em virtude da ausência de políticas públicas transformadoras.

Não se enganem, o modelo que hoje temos é um forte aliado do tráfico, afinal, esse último, tem uma imensa capacidade de uma dinâmica muito veloz em adequar-se às suas finalidades, entre elas, enriquecer as custas do adoecimento social.

Não me canso de falar, em bater às portas dos gabinetes apresentando projetos preventivos, mesmo sabendo da falta de interesses, ou, então, algumas vezes, da curiosidade dissimulada, afinal, projetos como esses não geram grandes lucros as estruturas de uma rede de poder corrupta comprometida com interesses privados, aliás, o coletivo está em último plano, exposto às vistas grossas em relação ao que deveria ser o caminho de uma verdadeira transformação social.

O que temos são campanhas de baixa abrangência, e claro, não poderiam faltar valores altíssimos em verbas ao município de São Paulo, sendo que, dia 18 de janeiro de 2012, o governo federal liberou um montante de 3, 2 milhões e, no segundo semestre desse mesmo ano, que, por sinal, se finda com baixos resultados, mais 3,2 milhões. Até 2014, estão previstos investimentos de 500 milhões de reais, apenas para São Paulo, e em todo Brasil, serão disponibilizados 4 bilhões de reais.

É preocupante? Sim, muito! De 6 milhões e 400 mil reais foram investidos nessa área na cidade de São Paulo. Agora me digam como esteve essa cidade nesse presente ano?

Façam uma análise, sozinhos, ao final, nem me contem; não quero aqui, tornar o que eu penso um parâmetro para quem quer que seja, apenas, manifesto um pensamento muito pertinente à minha profissão, e muito mais, por eu ser pai, avô, tio e conviver com centenas de adolescentes do ensino fundamental.

Não podemos mensurar as consequências advindas do uso do crack, mas, já assistimos a um avant premier, bem estarrecedor.

Quando nos recordamos que a mais de 20 anos atrás, profissionais de vários segmentos, saúde mental, educação, sociologia, assistência social, filosofia e jornalismo já alertavam quanto às gravíssimas consequências em virtude dessa substância psicoativa (“drogra”) tão fragmentadora. Se as politicas preventivas tivessem sido implantadas, nossa realidade hoje poderia ser bem melhor.

E agora, são 4 bilhões de reais, investidos em campo minado, e pelo que vimos, de 6 milhões de reais, investidos na cidade de São Paulo, não foram, até o presente momento, capazes em comprar nossas consciências e nossa capacidade em interpretar, analisar  e concluir que o Estado, lamentavelmente, nesse ano, foi derrotado por essa grave questão psicosocial, o crack. Não posso sequer falar bem feito, vontade não falta, justamente, por ainda continuar ineficiente, moroso, completamente confuso e adoecido pelos esquemas de corrupção existentes, mas, quando nos deparamos com cada dependente que vemos pelas madrugadas, caminhando em direção a lugar nenhum, todo ódio se desfaz para prevalecer o acolhimento que devemos oferecer a esse grave momento que vive toda a sociedade.

 

Marcus Fleury Junior é psicólogo e coordenador do Ateliê de Inteligência.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home