.

sábado, 26 de janeiro de 2008

63 anos de Holocausto pós Segunda-Guerra e mais séculos de silêncio no Brasi?l


As organizações mundiais que se consideram comprometidas com os direitos humanos, inclusive a ONU, relembram na data de 27 /01 /2008, os 63 anos de libertação das vítimas dos campos de concentração. Lá, estavam ciganos , homossexuais , Judeus,idosos, mulheres, crianças, opositores aos princípios do Partido Nacional Socialista em especial, ao füher Adolf Hittler, aclamado às custas da fictícia propaganda elaborada por Leni Rienfenstal , cineasta alemã, responsável pelo marketing político de seu líder .

Foram exterminados milhões de judeus nos seis campos de concentração espalhados pelo domínio das forças nazistas: Auschwitz-birkenau (mais de milhão de pessoas exterminadas) ; ; Belzec(600 mil pessoas exterminadas); Chelmo(320 mil pessoas exterminadas) ;Maidanek(250 mil extermínios);Sobibor(250 mil pessoas exterminadas) e Treblinka(870 mil pessoas exterminadas) Esse holocausto deu-se a sessenta e três anos atrás , no entanto, não devemos nos esquecer das constantes perseguições promovidas aos judeus ao longo de toda história .Não precisamos ir tão longe, basta que venhamos a nos lembrar do Egito; da Babilônia; do Império Romano, cuja população total era composta por 10% de judeus .


Em Sevilha, no ano de 1391, o massacre de 4000 judeus. Parte da comunidade judaica para livrar-se da morte , estrategicamente converteu-se ao catolicismo . Sendo que, alguns após algum tempo, retornaram ao judaísmo: Os criptojudeus, os marranos; Outros, temendo por maiores conseqüências, incorporaram-se à doutrina católica .

Em 1473 , o reinado de Fernando e Isabel encontrava-se numa profunda crise , para disfarçar colocou a culpa em Judeus, Mouros e nos conversos que buscaram na Holanda, refúgio, sendo que , anos após, parte deles buscou o Brasil como possibilidade de segurança e recomeço de vida.

Em 1637, foi fundada no Recife, a primeira sinagoga Kahal Zur .Era governador geral naquele período, Tomé de Sousa, cuja origem judaica permitia liberdade à expressão da fé e dos costumes. Passaram a participar ativamente das atividades ligadas ao comércio , principalmente, aos engenhos de açúcar . Tornaram-se respeitados , detinham influência política e isso fez com que em 1654, fossem expulsos de Pernambuco . Muitos, adentraram o interior do Brasil, indo para São Paulo, Minas Gerais e Goiás ; outros foram para a América central e alguns fundaram Nova Amsterdã , onde seria mais tarde chamada de New York .

Sentimos sim, nós brasileiros, cujas origens judaicas são incontestáveis, muita dor ao relembrarmos não somente os 63 anos do fim dos campos de concentração, mas também de podermos constatar, ainda hoje, a proliferação da política anti-semita espalhando-se de forma acelerada por todo o mundo.

Lamentamos também pela história oficial não relatar essa parte tão significativa das origens culturais de uma parte de nossa nação. Há sim, no Brasil , assim com o grupo afro-brasileiro, que preserva suas origens, impondo-se à fúria do estado e da perversidade, o grupo dos sefaradis, ou dos Bnei Anusim(filhos do forçados) forçados a aceitação de doutrinas que não são próprias de uma das culturas mais antigas da história .

Alguns dados que podem ser interessantes, mesmo aos já conhecedores , mas, em 1591 , houve a primeira vistação do santo ofício que trazia em mãos denuncias de práticas judaicas no Brasil.Entre 1591 e 1618 os judeus se espalha, por diversas regiões do Brasil, pricipalmente, região sudeste e sul.Em 1618 , houve a segunda visitação do santo ofício.Em 1654,1- O Judeu Félix de Miranda, dossiê 5002, é deportado para Portugal, condenado e queimado em Lisboa.

Abaixo segue uma pequena relação dos Judeus condenados pelo santo ofício e encaminhados à Lisboa:

Os primeiros 25 brasileiros, judaizantes, condenados pela Inquisição foram:
ALCOFORADA, AnaANTUNES, HeitorANTUNES, BeatrizCOSTA, Ana daCOSTA, Brites daDIAS, Manoel EspinosaDUARTE, PaulaGONÇALVES, Diogo LasoFAVELLA, CatarinaFERNANDES, BeatrizFONTES, DiogoFRANCO, Lopez MatheusLOPEZ, DiogoLOPEZ, GuiomarMAIA, Salvador daMENDES, HenriqueMIRANDA, Antônio Félix deNUNES, JoãoROIZ, AnaSOUZA, João PereiraSOUZA, Beatriz deTEIXEIRA, BentoTEIXEIRA, DiogoULHOA, André Lopes

Segundo a historiadora Ana Novinsky, tivemos um tribunal do Santo Ofício , que atuou no Brasil durante anos, sobre o qual há pouco conhecimento. A inquisição Ibérica tem uma especificidade, foi criada exclusivamente como objetivo abater judeus. No resto da Europa a alegação da inquisição dava-se em virtudo daquilo que consideravam por heresia.


Entre os judaizantes, condenados e mortos pela inquisição, estava Bento Teixiera, brasileiro considerado fundador da literatura nacional, por ter escrito a primeiro poesia em território brasileiro, a prosopopéia, poema que narra feitos históricos do Governador de Pernambuco, Jorge dAlbuquerque Coelho, entre 1560 e 1618.

Dia 27 de janeiro, as atrocidades cometidas contra os judeus por Hitler e o nazifascismo são recordadas , porém , no Brasil , nossa história continua na obscuridade e perpetuada ao silêncio. Até quando ?


Marcus Antonio Britto de Fleury Junior .
Sefaradi e Bnei Anussim por ascendência.


.

1 Comentários:

Postar um comentário

<< Home