.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A FARSA E A EXCLUSÃO SOB O APLAUSO DOS INSENSATOS













Na idade média os doentes eram colocados em leprosários, distantes das cidade, lançados em grandes depósitos humanos para que escondessem ali o grande horror que habita em cada um de nós.

Depois, anos mais tarde, esvaziaram  os leprosários e nesses mesmos espaços colocavam todos que apresentassem comportamentos destoante dos padrões aceitáveis . A loucura, foi encarcerada, duramente mal tratada.É bom relembrar que no Brasil, são mais de 300 mil mortos em estruturas manicomiais, e disso paira o silêncio e a omissão, afinal, os que administram locais são pequenos grupos extremamente privilegiados. 

Agora, chegou a vez dos dependentes de crack. A começar em Goiás,vão coloca-los em Aparecida de Goiânia, bem próximo ao Centro Penitenciário , antigo CEPAIGO, já numa relação marginalizada, e claro, como não poderia deixar de ser, para esconder da sociedade o fruto das desigualdades e da ausência de políticas públicas, "vão interna-los", ou melhor, prendê-los disfarçadamente, pois assim, as elites ficam menos incomodadas em seus importados nos semáforos.

Ainda sim, os CREDEQS serão geridos por OS;agora um detalhe: Observem tudo atentamente para que os empresários donos de estruturas manicomiais de Goiás não se apossem desses centros, pois é o que mais acredito que irá acontecer, afinal, a sana capitalista está excitadíssima com o o público de usuários de crack.

Há um grupo muito forte por trás dessa história, até mesmo, em 2010 , o órgão que rege a medicina em nosso estado  homenageou o deputado federal Ronaldo Caiado e o ex-senador deposto Demóstenes Torres.

Ronaldo Caiado , é defensor da Internação Compulsória , e ainda usa a terminologia viciado ao referir-se a dependentes químicos , deixando transparecer preconceito e uma postura de exclusão a essas pessoas.

O ex-senador deposto, Demóstenes Torres, era autor de um projeto de lei, que criminalizava dependentes químicos, cuja pena era o encarceramento e posteriormente, o tratamento forçado.

Bom, agora que estão próximos do processo eleitoral,  mais uma vez vão estigmatizar os dependentes químicos. Nada mais populista que em época de eleição inaugurarem o tal Credeq , que nada mais representará , senão , o aprisionamento e exclusão das vítimas de um Estado com políticas retrogradas e completamente afastadas das novas propostas humanizadas.

Psicólogo Marcus Fleury
CRP 09-------

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home